terça-feira, 8 de agosto de 2017

O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia?



Essas três palavras (hebreus, israelitas e judeus) confundem muitos estudantes da Bíblia, principalmente aqueles que estão iniciando. Para compreender plenamente a mensagem bíblica é muito importante entender esses termos e saber exatamente o que significam e como surgiram.

O que significa hebreus, israelitas e judeus?

Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus” ou mesmo em algumas passagem “povo de Deus”. Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus Cristo. Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma das expressões:

Hebreus: É uma designação que foi aplicada inicialmente a Abraão e seus descendentes. Abraão foi quem deu início a esse povo. A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi o próprio Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de hebreus.

Israelitas: Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas).


Judeus: Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreu/israelita) voltou do cativeiro (lá na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje em dia.

Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. Os nomes hebreus e israelitas são pouco usados em nosso tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

;