sábado, 20 de julho de 2013

Dicas de um namoro cristão.



Hoje em dia o tema "namoro" tem causado grandes dúvidas nos jovens. A deturbação do namoro através do "ficar" tem gerado grandes conflitos na mente dos jovens. E muitos cristão que levam uma vida de santidade com Deus acabam por gerar dúvidas em seus corações sobre o que seria um namoro abençoado, que flui do centro da vontade de Deus. E nessa palavra eu gostaria de tratar de alguns pontos chaves que pode estar ajudando a responder algumas dúvidas.

Algumas perguntas como "Qual a idade certa pra se começar uma relacionamento?", "Como saber se a pessoa que eu gosto é a pessoa separada por Deus pra minha vida?", e "Como ter um namoro em Santidade?", tem sido as mais frequentes feitas por jovens diariamente no discipulado, nas páginas, e por isso vou começar respondendo a essas perguntas.

Ao se perguntar qual é a idade certa pra se iniciar um namoro, eu aconselho sempre aos jovens esperar pelo menos se alcançar uma certa maturidade pra iniciar um relacionamento. Pra se começar a namorar é importante que se tenha uma perspectiva de futuro, e isso é feito pelos jovens no entorno dos seus 18 a 20 anos de idade. Pois a partir desse momento ambos já estão começando a se inserir no campo de emprego, e já começam a projetar seu futuro através de uma faculdade e de uma carreira na qual almeja. Além do que todo relacionamento deve visar "dar certo", e isso nos leva a pensar que esse relacionamento deve nos levar ao casamento. Embora as vezes os dois possam ser servos do Senhor, jovens compromissados com Deus e com a igreja, um relacionamento pode também não dar certo.
"Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3:1

Segunda pergunta:

 "Como saber se a pessoa que eu gosto é a pessoa separada por Deus pra minha vida?"

- Para saber se a pessoa que você esta gostando é aquela separada pelo Senhor pra estar ao seu lado, faça a você mesmo a seguinte pergunta..."Essa pessoa tem me levado a estar cada dia mais próximo(a) do Senhor?... Pois a pessoa separada por Deus para estar do seu lado, vai te levar a cada dia mais a estar mais perto dEle, assim também como você vai levar essa pessoa a estar a cada dia mais perto do Senhor. Pois um relacionamento abençoado nos leva a crescer em Deus, e jamais toma o lugar do Senhor em nossas vidas. Para o cristão é "lei" que a pessoa que você está gostando seja também cristã, sendo ela batizada e que leva a vida em comunhão com Deus, para que não aja o corrompimento.  Também dou a dica de jejuarem e orar intensamente buscando a resposta e a benção do Senhor.
"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1 Coríntios 13:4-7


Terceira pergunta:


 "Como ter um namoro em Santidade?"
- Talvez você tenha sido uma pessoa que não soube esperar a hora certa pra se começar um relacionamento, ou que jamais se preocupou em pensar se o seu namoro te aproximava ou se ele te afastava da presença do Senhor, mas deseja que a partir de hoje seu relacionamento seja completamente voltado a presença de Deus. Para se ter um namoro em santidade, é necessário primeiramente que você tome uma decisão de ter Deus como o centro do seu relacionamento, e com isso você tem que ter gravado no seu coração que antes da sua namorada ou do seu namorado ser "seu", ele(a) primeiramente pertence a Deus. Seu relacionamento jamais deve te impedir de ter uma vida de comunhão com o Espirito Santo, e juntos vocês devem buscar ter uma vida em Deus.
Existe 3 princípios que devem ser seguidos para se manter um relacionamento em Santidade:

1º- Leitura da Bíblia - O casal deve manter um tempo de leitura da palavra juntos, seja pessoalmente ou em um horário específico onde ambos estarão separando aquele momento pra se edificar na palavra do Senhor, e com isso vão estar preparados para as lutas que um casal enfrenta.
2º- Oração - O casal deve separar um período de oração diário, pode ser cada um em um momento próprio, mas o melhor seria se ambos orassem juntos, seja por telefone, ou ao final dos cultos. Pois através disso ambos estarão primeiramente priorizando sua vida com Deus. E um casal que ora junto tem força para resistir contra o pecado e as tentações.
3º - Jejum - O jejum é importante em qualquer área de nossas vidas, e inclusive no nosso relacionamento, pois ao estar jejuando, o casal está se fortalecendo contra o pecado e contra as tentações, pois o jejum é uma forma de negarmos a nossa carne e nos alimentar do Espírito Santo.
4º - Orientadores - É também de suma importância a orientação dos seus pais e dos seus lideres espirituais, onde te aconselharão e te darão um norte a seguir.

Tenha o foco do seu relacionamento na palavra e nos princípios dados pelo Senhor, tenha sempre uma cobertura espiritual direcionando seu namoro, pois é importante que seus pastores aconselhem a forma como deve se proceder o seu relacionamento. Pois através desses simples passos você estará construindo um relacionamento edificado em Deus, e então tudo quanto vocês fizerem será abençoado. No mais guardem o seu coração, e se você ainda não encontrou a pessoa certa não tenha pressa, pois o Senhor está preparando pra você o que será sua boa, perfeita e agradável vontade. Não permita que a ansiedade te leve a apressar as coisas, mas tenha o seu foco no Senhor e Ele irá te abençoar grandemente, e seu relacionamento será uma benção!!

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." Filipenses 4:6-7

Deus abençoe.
comente!
seu comentário é muito importante para nos,

12 comentários:

  1. Olá! Sou evangélico a 5 Anos e a 2 meses Estou namorando uma garota da mesma denominação minha porém de Outra cidade, e o nosso namoro é uma bênção só que ela é um pouco que tímida e Eu Ciumento demais E tenho ciúmes até se ela curti a foto no facebook o meu interesse na ajuda que preciso, É saber se ciúmes é comum sim relacionamento ou se eu preciso mudar esse abito por como disse sinto ciúmes até das fotos que ela curti. Eu preciso de uma resposta imediata e de Algumas dicas sobre isso!.
    Grato!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ter confiança nela e ser mais seguro de si mesmo, porque ciúmes não vem de Deus.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Já me dei tanto errado no namoro Cristão sem ser da vontade de Deus e agora tenho medo de quebrar a cara e fazer a mesma coisa que fiço no passado. Estou orando agora pra ver se é da vontade de Deus eu namorar com um cara, mas ainda me surgem dúvidas si é isso msm que quero agora, oque devo fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso da ajuda de um Cristão..

      Excluir
    2. Paz linda, a Bíblia diz que Deus não põe vinho novo em odre velho e nem tecido novo em cima de remendo! É preciso tratar o velho para que venha o novo de Deus. O que passou realmente passou, como você disse esses seus relacionamentos não foram da vontade de Deus por isso obviamente não deu certo. Mas isso não deve aumentar a barreira no seu coração e sim o temor, de nunca mais ter um relacionamento fora da vontade de Deus, pq esse é o fator determinante, não é que as pessoas são más e frustrantes, e que por não ser o tempo é a pessoa certa Deus não permitiu para te guardar. Na vontade de Deus Ele rege em nosso favor. Deixa Deus ser Deus, enquanto cuidamos das coisas dEle Ele cuida das nossas. Tenha seu alvo em Cristo e nas coisas que Ele tem contado com você hoje, naturalmente Ele vai mostrando e confirmando se é esse rapaz. Nao feche seu coração... E aproveite também para analisar esse rapaz, se ele realmente é alguém que somará na sua vida espiritual, e em todos os sentidos... Fique em paz.

      Excluir
    3. Paz linda, a Bíblia diz que Deus não põe vinho novo em odre velho e nem tecido novo em cima de remendo! É preciso tratar o velho para que venha o novo de Deus. O que passou realmente passou, como você disse esses seus relacionamentos não foram da vontade de Deus por isso obviamente não deu certo. Mas isso não deve aumentar a barreira no seu coração e sim o temor, de nunca mais ter um relacionamento fora da vontade de Deus, pq esse é o fator determinante, não é que as pessoas são más e frustrantes, e que por não ser o tempo é a pessoa certa Deus não permitiu para te guardar. Na vontade de Deus Ele rege em nosso favor. Deixa Deus ser Deus, enquanto cuidamos das coisas dEle Ele cuida das nossas. Tenha seu alvo em Cristo e nas coisas que Ele tem contado com você hoje, naturalmente Ele vai mostrando e confirmando se é esse rapaz. Nao feche seu coração... E aproveite também para analisar esse rapaz, se ele realmente é alguém que somará na sua vida espiritual, e em todos os sentidos... Fique em paz.

      Excluir
  4. Eu e meu namorado somos evangélicos , mais somos de igrejas diferentes e também não moramos perto um do outro , e ele é muito carinhoso e meloso e eu sou mais seca sabe , temos também uma grande diferença de idade ele tem 29 e eu tenho 19 , queria saber se por causa dessa distancia e por não sermos da mesma igreja se atrapalha em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  5. Nelson Nhancale Estou muito grato por ouvir as palavras mais profundas e vou esperar no senhor

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor a todos,
    Eu preciso de uma ajuda vossa,
    Eu estava num lar o qual durou 5 anos, mas na altura q nos casamos, o Cristo não era a principal base das nossas vidas, confiamos em nossa inteligência e acabou por dar errado, divorciamos a 3 anos, e ja não houve chance de voltar com ela pois ela ja tinha outro lar... eu gostaria saber se ainda posso me casar ou não, porque agora me sinto preparado para assumir um compromisso matrimonial com Cristo no comando.

    ResponderExcluir

;