terça-feira, 14 de novembro de 2017

Árvore de Natal é pecado ter uma?

Com a proximidade do Natal recebi algumas perguntas de leitores do blog questionando se haveria algum problema em o cristão ter uma árvore de natal em casa, já que muitos dizem que a árvore de natal tem uma origem pagã e tê-la em casa (dizem) seria o mesmo que estar adorando a deuses pagãos da antiguidade. Segundo relatos, algumas igrejas chegam até a proibir seus fieis de terem esse ornamento em casa.
Esse tipo de tema traz muitas dúvidas na mente das pessoas, principalmente pelo fato de que a Bíblia não fala diretamente sobre eles. Muitos ficariam super tranquilizados se houvesse um décimo primeiro mandamento, dizendo: “não montarás árvores de natal em casa”. Porém não existe tal orientação na Bíblia. Assim, creio que precisemos pensar um pouco na questão para chegarmos a uma opinião madura sobre o tema.

QUAL A SUA INTENÇÃO QUANDO COLOCA UMA ÁRVORE DE NATAL EM SUA CASA?


O simples argumento de que algo foi usado por pagãos no passado não me convence de que não podemos usá-lo hoje. Isso porque os ímpios têm a capacidade de macular todo tipo de coisa em que põe a mão. Imagine, por exemplo, que os ímpios usavam o sexo (criado por Deus) em seus rituais pagãos. Então não vamos mais fazer sexo por causa dos ímpios? Os ímpios faziam cultos aos seus deuses debaixo de árvores frondosas (criadas por Deus). Não podemos então cultuar Jesus Cristo debaixo de uma bela sombra de uma árvore frondosa?

Para mim, em primeiro lugar, o que está em questão é a intenção. Com qual intenção você quer colocar uma árvore de natal em sua casa? Se houver qualquer intenção que fira algum mandamento bíblico, já está errado. Por exemplo, se você coloca essa árvore em sua casa, e com ela faz qualquer oferenda ou faz qualquer adoração que não seja ao Deus Todo Poderoso, você está pecando por isso. Se acha que ela lhe trará prosperidade, sorte e coisas do gênero, também está no caminho errado. Porém, se você usa a árvore de natal apenas como uma decoração, sem qualquer intenção direta de infringir os mandamentos do Senhor, por que estaria errado montar essa árvore em casa? Ninguém adora um deus pagão só pelo fato de ter uma árvore de natal em casa. É preciso haver a intenção de fazer isso.
Paulo trabalhou uma questão semelhante com a igreja em Corinto. Observe o que ele disse:

“No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus. Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós também, por ele. (…) Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.” (1 Co 8.4-6, 8)
Ou seja, seguindo na mesma linha de raciocínio, proibir alguém de montar uma árvore de natal por causa de que alguém algum dia usou esse ornamento para adorar seus deuses, (se é que isso é verdade), é um absurdo, já que Deus é quem é o Criador real de todas as coisas e não o maligno.
TER ESSA ÁRVORE DE NATAL EM SUA CASA ESTÁ TRAZENDO CONFLITOS?
Infelizmente muitos cristãos ainda não têm amadurecimento suficiente para viver a liberdade que Cristo os deu. Na sequência do texto que citei acima, Paulo faz uma ressalva importante, que devemos considerar:
“Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se. Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos. Vede, porém, que esta vossa liberdade não venha, de algum modo, a ser tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir a ti, que és dotado de saber, à mesa, em templo de ídolo, não será a consciência do que é fraco induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E assim, por causa do teu saber, perece o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E deste modo, pecando contra os irmãos, golpeando-lhes a consciência fraca, é contra Cristo que pecais. E, por isso, se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo. (1 Co 8.7-13)
Assim, penso que não devemos, por causa do desejo de ter uma árvore de natal em casa, causar brigas, discórdias, facções, escândalos e outras desinteligências. Se for para causar qualquer dessas coisas, que não agradam a Deus, melhor optar por não ter árvore de natal alguma em casa. Não por ser pecado em si, pois como diz Paulo, “Não é a comida que nos recomendará a Deus, pois nada perderemos, se não comermos, e nada ganharemos, se comermos.”, mas visando um bem maior.
Concluindo, creio que com essa breve análise nesse texto, você possa ter embasamento suficiente para tomar a sua decisão de ter ou não uma árvore de natal em casa, sem qualquer peso na consciência e com embasamento para explicar a quem quer que seja a razão dessa sua escolha. Na maioria dos casos não haverá problema algum em você montar sua árvore em casa. Pelo contrário, sua casa ficará mais bonita com essa ornamento! Porém, seja sábio na sua decisão para não se arrepender depois.




Deus abençoe.

comente!



seu comentário é muito importante para nos,



36 comentários:

  1. http://clovibessa.blogspot.com.br meu irmão muito bem que DEUS comtinui a te a abençoa muito bom

    ResponderExcluir
  2. Discordo. O objetivo dessas árvores era espiritual, adoração a deuses pagãos, e isso se tornou costume no Cristianismo graças à influência pagã, através de Constantino, que era pagão e se tornou Cristão, mas manteve muitas práticas pagãs enquanto Cristão, unindo as duas coisas.
    Eu concordo com um ditado muito famoso: "De boas intenções o inferno está cheio".
    Mas então você me questiona: Você usa várias coisas sem saber a origem delas, se é pagã ou não. Não é? Então porque não usar a árvore de natal como um enfeite?
    Eu respondo: Ímpios também criam coisas boas, que podem ser necessárias no mundo de hoje, em várias áreas da nossa vida. Mas a árvore de natal não é uma delas, sua criação foi puramente religiosa, sem nenhum objetivo que se enquadre em qualquer necessidade humana. O seu uso não trará nenhum benefício. Existem várias maneiras de agradar às criancinhas. Eu mesmo, quando criança, não dava a mínima pra árvore de natal ou papai noel, e minha infância foi ótima!
    "Ensina a Criança o caminho em que deve andar, e mesmo depois de velha não se desviará dele". Se quero alegrar meu filho ou parentes, prefiro fazê-lo utilizando coisas corretas.
    No caso do exemplo de comida.. Comida é comida, é necessário à nossa sobrevivência, a árvore é uma vaidade, algo supérfluo. Além de ter origem no paganismo, sua utilidade prática na vida cotidiana é nenhuma. Seu único motivo de existir é religioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mateus 6:22 me diz qual a intenção deste verso; ou ele não tem valor no que virmos como coisas boas...

      Excluir
    2. Concordo com vc antonio se foce da assim eu podiria colocar imagem de deuses. De candobre porque acho bonito e que vai decora minha casa e o que vale e a intençao isso ta errado paulo diz todas as coisas mim sao licitas mais nao mim convem ou seja tenho livre arbritos para vaser o quiser o serto e errado mais escolho fazer o correto ou exemplo posso sai com uma prostituta e pesando na minha esposa que nao e pecado o que impota e o que estou pençando tudo erra tomos que desviar do mal o diabo kis fazer jesus se desviar pregando a palavra destorcida entao vamos vigia que Deus abençes a todos

      Excluir
    3. Escreva novamente em português.

      Excluir
    4. Escreva novamente em português.

      Excluir
  3. Entendi, então se é útil pra sua vida, não importa se é pagão ou não você usa e diz que não tem problema, mas se não é útil para sua vida você além de não usar discorda de quem usa. Mas se quiser citar o fato de uma árvore ter sido introduzida por Constantino, deveria se atentar ao fato de que o modelo de Culto que temos nas Igrejas hoje foi também introduzido por ele, inclusive a celebração aos domingos.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Julio Di Avlis,perdoe-me vc é tj ?Vou fazer uma pergunta pq vcs TJ bebem em casa já que a palavra manda se afasta da bebida,para poder se apresentar a Deus,sem santidade ninguem vera a gloria de Deus quer dizer limpos e santificados.

    ResponderExcluir
  5. verdade... a anônimo... concordo com vcs....muitos que usar da graças de Jesus Cristo... pra por em práticas os seus costumes.... (errantes é....nois)....

    ResponderExcluir
  6. verdade... a anônimo... concordo com vcs....muitos que usar da graças de Jesus Cristo... pra por em práticas os seus costumes.... (errantes é....nois)....

    ResponderExcluir
  7. então.... e gual o porque de uma árvore de natal em casa.... para que serve a final..por que só vemos elas.... no natal.... (e não no ano todos)....

    ResponderExcluir
  8. então.... e gual o porque de uma árvore de natal em casa.... para que serve a final..por que só vemos elas.... no natal.... (e não no ano todos)....

    ResponderExcluir
  9. Não há como santificar um símbolo de culto pagão. Já é claro e muito difundido que os pagãos adoravam as árvores e que a arvore de natal era objeto do culto pagão. A uma das ordens de Deus foi que os filhos de Israel não plantassem uma Asera (que EEA uma árvore) al lado do Seu altar. Eles fizeram exatamente isto. A aplicação do redator está equivocada quando usa o exemplo de prestar culto a Deus debaixo de uma arvore comparado a montar uma arvore de natal. Uma coisa é vc ter uma simples arvore plantada em sua casa. Outra coisa é a arvore de natal. A bíblia diz que de uma mesma fonte nao pode jorrar agua amarga e doce. Montar uma arvore de Natal e dizer que não tem como objetivo adora-la é insultar a Deus. Se a arvore não fosse um ídolo, isto nem estaria sendo discutido. O que não se adora, é bem fácil de abandonar. Esta é a prova de a arvore é um idolo, mesmo sabendo que está ligada ao paganismo, os cristãos nao querem desapegar.

    ResponderExcluir
  10. O mundo está uma porcaria, Jesus esta voltando com certeza. Pois até caminhada pra Satanás estão querendo fazer.....e as pessoas se apegando a coisas vãs. ...dobrar os joelhos e orar. Hã hã.

    ResponderExcluir
  11. Acho que quem acha bonito e gosta da cultura de montar uma árvore todos anos no natal, que monte, e quem não gosta é só não montar, simples assim não precisa julgar os outros, pq afinal a gente usa tanta coisa pagã e não sabe q é pagão, então monte a árvore, deus não vai mandar vcs pró inferno ou deixar d amar vcs só por causa de uma simples árvore, oque move vcs não a árvore e sim a fé, se tem fé em deus e vcs praticam caridade, são humildes, não vai ser uma árvore q vai tornar vcs mals né. Eu monto todos os anos a árvore d natal e não vou deixar d montar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc não vejo mal em montar uma árvore de natal não estamos adorando ela.o povo deveria de se preocupar em outros meios de pecar como falar mal do próximo não ajudar os descessitados acho isso.

      Excluir
  12. Natal é uma festa pagã comemorado por pagãs pelo nascimento do Deus Sol no solisticio de inverno, foi adaptado pelo cristianismo no século III d.c para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do império romano, passando a comemorar então o nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro, lembrando que eles não tinham escolhas ou adoravam o Deus cristão ou morriam. Ou seja Jesus não nasceu em 25 de Dezembro e a maioria também comemora uma festa pagã kkkkkkkkkkkkkk bjos

    ResponderExcluir
  13. Natal é uma festa pagã comemorado por pagãs pelo nascimento do Deus Sol no solisticio de inverno, foi adaptado pelo cristianismo no século III d.c para permitir a conversão dos povos pagãos sob o domínio do império romano, passando a comemorar então o nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro, lembrando que eles não tinham escolhas ou adoravam o Deus cristão ou morriam. Ou seja Jesus não nasceu em 25 de Dezembro e a maioria também comemora uma festa pagã kkkkkkkkkkkkkk bjos

    ResponderExcluir
  14. Vai se informar primeiro saber doque está falando para depois vir querer argumentar...mal educada

    ResponderExcluir
  15. O diabo é astuto está em coisas que nem imaginamos querendo nos enganar

    ResponderExcluir
  16. Alguém ja parou para reparar que todas as vezes que falamos do natal lembramos do papai noel árvore de natal e esquecemos do verdadeiro significado o nascimento de jesus....

    ResponderExcluir
  17. Uma vez só, usei essa porcaria de arvore de natal e minha mente ficou confusa, no dia seguinte desmontei tudo e não usei mais, se não fosse paganismo,nada disso teria acontecido, pq, minha comunhão com verdadeiro Jesus se fortaleceu. Arvore pagã, adoração pagã, desejo pagão...idolatria.

    ResponderExcluir
  18. Realmente a bíblia não relata o dia que Jesus nasceu e pelo que te indica de fato não foi em dezembro,pq não era verão, mas o fato é que Ele um dia nasceu, e por isso se comemora,assim como na páscoa se comemora a sua ressurreição, e em lugar nenhum tb cita tal dia, mas seabemos que Ele ressuscitou e está acentado ao lado d Deus Pai, penso que deveríamos como Cristão nos preocuparmos com outras coisas, e não com coisas irrelevantes,como o fato de ele ter nascido no dia 25 de dezembro ou não.

    ResponderExcluir
  19. Que absurdo!! Se vc está preso a esse tipo de pensamento pregue que os cristão também não devem mais ultiliza vestido de casamento, bolo de casamento e aniversário porque tudo isso também tem origem pagão.

    ResponderExcluir
  20. Gente o importante é amar a DEUS sobre todas as coisas e não ficar discutindo fatos que nem se sabe se são verdadeiros.Vamos seguir os mandamentos que Jesus nos ensinou.O nosso coração estando limpo sem maculas é o que importa. DEUS É AMOR E ele fala que devemos amar ao proximo assim como a nos mesmos.

    ResponderExcluir
  21. Calem a boca seus tolos! Sera que vcs não vêem, que tudo que ta nesse texto sobre demônio faz todo o sentido? Vão estudar a bíblia, orar a Deus pra depois vim querer corrigir as pessoas, claro que exu é demônio, e quem é da umbanda é a mesma coisa de ser satanista, abram os olhos, Jesus esta voltando, e quem n estiver preparado vai pro inferno! E oh, é pra sempre, pensem nisso, pensem nas atitudes que vcs estão a fazer a praticar, sejam menos e vão orar, pra Deus da sabedoria a vcs e vcs verem a verdade, e sim, a verdade DOI, doi lá dentro do peito, mais é ela que liberta. Fiquem com Deus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Axé pra você moça,que seu sente encruzilhada ilumine seus caminhos.
      Exu não é demônio Exu é guardião
      Procure estudar sobre as religiões,sou umbandista com orgulho que Oxalá te ilumine
      A bênção de meu Pai E Minha Mãe
      Kaô meu Pai
      Ora Ye Ye minha Mãe Oxum
      Memos Intolerância religiosa

      Excluir
  22. Eu acho que se a árvore e de Deuses pagão no passado ela continua sendo até os fins do mundo e se vc cristão evangelico tem uma árvore em casa vc está adorando outros deuses com boas ou más intenções

    ResponderExcluir
  23. Tudo isso é baseado em quê?
    Tem referência bíblica???

    ResponderExcluir
  24. Santa ignorância desses homens que julgam outras religiões e nem sabem o que seguir...fala de Deus do teu Deus mas ao sair da igreja já cometem pecado....
    Amo minha religião e já passei por outras inclusiva em igrejas evangélicas e nunca fui feliz... me encontrei na religião ...Ainda rezo para Deus tirar toda a inveja , intriga, preconceito, arrogância e principal te a falta de respeito com o próximo... Ainda acredito numa humanidade de bem...site que não tem nenhum respeito com as religiões...

    LOROYE EXU
    E A BENÇA MINHA MÃE
    SALUBA NANÃ

    ResponderExcluir
  25. Aaaaaaaaaah Cristo

    Laroye Exu,Exu Amojubá
    Exú é caminho, é energia,
    é vida, é determinação
    É cumpridor da Lei,
    Exú é esperto,
    Exú é guardião
    Exú é trabalho, é alegria veloz,
    Exú é viver, é a magia
    É o encanto, é o fogo, é o sangue na veia vibrando
    Exú é prazer
    Laroye
    Vem seu Tranca-Ruas, Maria Padilha e Exú Marabô
    Sete Encruzilhadas, seu Zé Pilintra aqui chegou
    Maria Mulambo, Maria Farrapo e Dona Figueira
    Dona Sete Saias, Pombogira menina e Rosa Vermelha
    Sete Catacumbas, Exú Caveira Exu Capa Preta firmam ponto aqui

    Deu meia noite em ponto!

    Silêncio Atotó!

    Seu Zé Pilantra eu tenho que reconhece se hoje tenho caminho eu agradeço a você,Salve A Malandragem

    Seu Tranca Ruas Dono Do Meu Caminho
    Maria Padilha Você É A Flor Perfeita
    Mulambo Vem Florir Os Meus Cominhos
    Eu peço a ele que me protega onde quer que eu esteja ao longo dessa caminhada confio em sua ajuda verdadeira ele é Exu Caveira
    Pra Exu Sou Maria Pra Malandros Sou Navalha
    Se inferno fosse ruim Pomba Gira NÃO vinha dando gargalhada
    Salve as Crianças Salve A Ibejada
    Ere mim Ibe ji
    Ora ye ye Minha Mãe Oxum
    Kaô Meu Pai
    Oya Hepareiiiiiiiii

    ResponderExcluir

;