A bíblia é citada em muitas conversas formais e informais, e mesmo pessoas que leem regularmente a bíblia, as vezes não lê como deveria, ficando somente na superfície ou confiando apenas na pregação do pastor ou do padre.
Alguns podem atribuir a diferença entre o que está escrito, com o que as pessoas ouvem (como um telefone sem fio), mas nesse caso, é mesmo a preguiça e a falta de atenção. Eu mesmo já li e não prestei atenção no que estava lendo. Veja o que está na bíblia, mas você nunca leu da forma correta!
1) Adão e Eva foram expulsos por quem comeram do fruto proibido?
Deus não expulsou o casal primordial do paraíso por comerem do fruto, mas para evitar que chegassem ao estado eterno daquela condição de morte, ingerindo do fruto de outra árvore do Jardim, que dava vida eterna.
2) Onde fica o Jardim do Éden?
A tradução mais correta de Jardim do Éden seria POMAR do Éden.O Éden não era um jardim, o jardim ficava localizado na parte oriental do Éden.
E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
3) Qual foi o fruto que Adão e Eva comeram?
Não foi a maça, foi o fruto da árvore do Conhecimento do Bem e do Mal.
4) No Gênesis a Serpente era uma cobra?
A partir do momento que Deus amaldiçoou a serpente, ela passou a rastejar. No Brasil serpentes e cobras tem o mesmo significado, mas internacionalmente, serpentes são animais sem patas que pertencem à subordem Serpentes. Cobra é uma espécie de serpente originaria da índia.
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
5) Quantos casais de animais entraram na Arca de Noé?
Essa, 99% da pessoas erram, certamente por causa dos filmes. De 7 em 7 dos puros, e de 2 em 2 dos impuros.
Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.
6) Dalila não cortou os cabelos de Sansão.
Mais uma vez, os filmes sempre mostram Dalila cortando os cabelos de Sansão.
Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.
7) Quantos Reis Magos foram ao encontro de Jesus quando ele nasceu?
A bíblia não diz que eram 3, o número é incerto. A ideia vem do fato de que Jesus recebeu 3 presentes: ouro, incenso e mirra. O termo ‘mago’ no original em grego quer dizer ‘astrônomo’, mas algumas versões traduziram como ‘homens sábios’. A astronomia já era usada para medir as variações o clima e marcar o calendário. Não confunda com astrologia que não é ciência, e sim um conceito de adivinhação do comportamento do homem em função dos astros e não tem fundamento bíblico e muito menos científico.
8) Quantos anos Jesus tinha quando recebeu a visita dos Reis Magos?
No nascimento de Jesus havia apenas José, Maria e alguns pastores de ovelhas. Os Reis Magos, visitaram Jesus em uma casa e não na manjedoura. Alguns teólogos afirmam que e Jesus poderia ter por volta de 2 anos. O tempo de aparecimento da Estrela no nascimento de Jesus e a viagem até chegar a casa que Jesus estava demoraria pelo menos 6 meses pelo deserto.
9) Anjos são como nas figuras, com asas e aureolas?
Em Ezequiel 1:5-11, anjos são descritos com: (…) esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem;
10) Onde está a profecia “a mil chegarás, mas de dois mil não passarás” no Apocalipse?
Jesus nunca disse isso. Essa passagem não existe na bíblia, simplesmente foi inventada. Talvez uma má interpretação quando a bíblia fala de milênios. Lembre-se que o dia da vinda do Senhor ninguém sabe além do próprio Deus.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
11) Não existe a palavra Lúcifer na bíblia.
Lúcifer quer dizer “portador de luz”, chamado de a estrela da manhã. Essa tradução de estrela da manhã para Lúcifer foi feita do latim por Jerônimo, quando exilado pelo Papa em Jerusalém.
Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! como foste lançado por terra tu que prostravas as nações!
12) O Anti-Cristo vem no Apocalipse?
O termo Anti-Cristo não é mencionado em parte alguma do livro de Apocalipse.
13) O Anti-Cristo é o próprio Diabo?
O Anti-Cristo não é uma pessoa em particular, mas são todos aqueles que negam a Cristo, o diabo com certeza, mas pode ser qualquer pessoa que nega a Cristo, afinal os Anti-Cristos são muitos.
Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.
Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.
Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo.
14) Devemos amar o próximo como amamos a nós mesmos?
Não. Quem disse isso foi o escriba em Marcos 12:28-34. Mas Jesus deixou um novo mandamento antes de ser entregue na cruz: “ …amar uns aos outros como Eu vos amei”.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
15) Onde está seu coração, ali está o seu tesouro?
O versículo é muitas vezes citado errado. mudando o sentido trocando a palavra tesouro e coração de lugar.
Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
16) A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus?
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.”
A palavra “ouvir”, significa “entender”, “compreender” a mensagem do evangelho, por meio da pregação expositiva, e não ao mero ato de escutar. O evangelho não é algo passivo, que de tanto escutar você uma hora vai se convencer. Você deve escutar, entender e isso vai gerar uma transformação na sua vida.
17) O diabo vem para matar, roubar e destruir?
O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir. Mas eu vim para que tenhais vida, e vida em abundância.
Quem é o ladrão? O versículo anterior esclarece:
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
No versículo 10, Jesus não está especificando uma pessoa em particular como “o ladrão”, que seria Satanás, mas também todo aquele que se diz pastor mas oprime as ovelhas, aquele que é mercenário da fé ou que não mostra que o caminho é Cristo. Veja o contexto lendo João 10 inteiro.
18) O Senhor é meu Pastor e nada me faltará.
A tradução correta do hebraico é: “O Senhor é eu pastor, nada me faltará” é “O Senhor é meu pastor, DE NADA SINTO FALTA.”
19) Não existe a palavra ARREBATAMENTO na Bíblia
Apesar de ser considerado por um grande número de protestantes, foi na verdade inventado pelo jesuíta espanhol Franscisco Ribera (1537-1591).
20) O amor encobre uma multidão de pecados?
Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, “O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará” (Provérbios 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: “… a caridade cobrirá uma multidão de pecados” (I Pedro 4:8).
Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” (v. 1); “Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri” (v. 5).
21) O dinheiro é a raiz de todos os males
Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção. O errado é achar que o seu tesouro é o dinheiro (Mateus 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (I Timóteo 6:10).
22) O cair é do homem, mas o levantar é de Deus
É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé. Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lucas 15:17-24).
O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: “Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele”. O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Provérbios 24:16; Efésios 5:14)!
23) Jonas foi engolido por uma baleia?
Não está escrito que foi uma baleia, e sim um grande peixe (mesmo porque baleia não é peixe, é sim um mamífero).
24) Não existe a palavra TRINDADE em toda a bíblia.
Embora cremos que Deus é tri-uno, Pai, Filho e Espírito Santo, a palavra Trindade nos ajuda a entender como Deus se manifesta a nós, não como uma religião politeísta, mas monoteísta.
25) Onan morreu por ter se masturbado?
Onan não se masturbou, o que aconteceu foi o coito interrompido.
Segundo a Bíblia, no livro de Levítico, Onan teria que cumprir a lei e desposar a viúva de seu irmão mais velho e dá-lhe um filho que levaria o nome e a herança de primogênito, se não viesse este filho, ele que teria o direito à herança (Lei do Levirato).
Mais ele desobedeceu e derramou o seu sêmen na terra, não dando a descendência ao nome do seu irmão o que desagradou à Deus.
O Levirato era um costume do Velho Testamento, deveria ter sido obedecido para dar continuidade da família.
26) O Senhor mudou o nome de Saulo para Paulo.
A verdade é que em nenhum lugar das Escrituras encontramos menção de Paulo ter mudado de nome. O que a Bíblia diz é o seguinte: “Todavia, Saulo, também chamado Paulo…” (Atos 13:9). Até este versículo, o apóstolo é chamado (no registro da Palavra de Deus) de Saulo; a partir de então passa a ser chamado de Paulo. E, na hora da mudança, Lucas, o autor da narrativa diz que Saulo também era chamado Paulo. Ou seja, não houve uma troca de nomes, o que de fato a Bíblia diz era que ele tinha dois nomes diferentes, fato comum para um judeu que também tinha cidadania romana, como era o caso de Paulo.
27) Satanás e Jesus são a mesma pessoa?
O planeta Vênus é a primeira estrela que aparece no céu pela manhã. Em Isaías 14:4-24 o profeta fala que satanás era como a Alva, a brilhante estrela da manhã e no Apocalipse 22:16 Jesus diz: Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã.
Satanás ou qualquer anjo, por mais elevados que sejam, são estrelas, da manhã ou não, sendo apenas criaturas de Deus. Não sei dizer se no original, a diferença entre maiúscula e minúscula tem relação, mesmo porque Isaías foi escrito em Hebraico e o Novo Testamento em Grego, mas não está errada de acordo com o sentido original de todo o contexto. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
Satanás, todavia, é aquele que não sendo Deus, julgou como usurpação o ser maior e mais que Deus, e, por isso, se desvestiu de toda santidade, perdendo-se; e se tornando o anti-ser daquele ser que ele mesmo um dia tinha sido.
Viu a diferença? Então afirmar que Jesus e Satanás são a mesma pessoa por causa da palavra “Estrela da Manhã” é simplesmente uma distorção da Palavra de Deus. A Bíblia não é contraditória e todos os livros apontam para Jesus.
https://naomordapequi.wordpress.com/2015/01/06/27-fatos-biblicos-que-aprendemos-errado-o-16o-e-o-melhor/
Muito Bom!
ResponderExcluir